Dimensional Brasil - Case de Sucesso
CASO DE SUCESSO

B2B: Como a Dimensional Brasil, do grupo Sonepar, líder global em distribuição de materiais elétricos, atingiu a excelência em logística reversa com a Troque & Devolva

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Sobre a Dimensional Brasil

A Dimensional é referência no mercado brasileiro de distribuição de materiais elétricos e soluções industriais.

Com mais de 55 anos de experiência e parte do Grupo Sonepar, líder global no setor, oferecemos um portfólio completo com mais de 350 mil itens, incluindo material elétrico, automação, fios e cabos, iluminação, motores elétricos, EPIs e tecnologias para smart buildings.

A Unidade de Negócios Service proporciona serviços especializados, como manutenção, reparos, projetos e suporte técnico 24 horas, garantindo eficiência e confiabilidade para a indústria

Com presença nacional e canais de vendas omnichannel, unimos inovação, sustentabilidade e expertise técnica para impulsionar o mercado e tornar as operações dos nossas clientes mais seguras e eficientes.

Material Elétrico Automação Iluminação EPIs Fios e Cabos Motores Elétricos Smart Buildings

Desafio inicial

Antes da implantação da Troque e Devolva, todo o processo de trocas e devoluções da Dimensional Brasil era realizado manualmente via e-mail, o que tornava o atendimento demorado e suscetível a erros. A equipe precisava solicitar fotos e justificativas individualmente, além de preencher a logística reversa manualmente.

O que foi implementado

A solução Troque e Devolva automatizou todo o processo de coleta de informações, incluindo pedidos, itens, fotos e motivos das devoluções, além da gestão da logística reversa. A equipe e o cliente agora tem acesso a todas as informações em tempo real, inclusive via WhatsApp.

Time Dimensional Brasil

Thayná Braz

Thayná Braz

Analista de E-commerce

Bruna Dantas

Bruna Dantas

Assistente de Pós-vendas

Dedima Meneghin

Dedima Meneghin

Analista de E-commerce

Gabriela Botelho

Gabriela Botelho

Analista de E-commerce

Resultados alcançados

A implementação da Troque e Devolva trouxe melhorias significativas para os processos da Dimensional Brasil:

Redução de 70% no tempo de espera por atendimento

Com autoatendimento 24/7.

Seguindo os rígidos padrões de qualidade do grupo francês Sonepar, a Dimensional Brasil, alcançou um salto de performance com o Troque & Devolva. O resultado foi duplo: os clientes passaram a ter uma experiência mais ágil e eficiente, enquanto a equipe teve uma redução significativa na carga de trabalho — aumentando tanto a satisfação do cliente quanto o bem-estar dos colaboradores.

Ações focadas no cliente

Com visibilidade completa.

O cliente está no centro de todas as ações. Essa abordagem resulta em soluções personalizadas. Com mais de 30 mil m² de estoque, a Dimensional buscou integrar todos os processos de devoluções em uma única plataforma. A Troque & Devolva atendeu perfeitamente essa demanda, centralizando as solicitações em um só lugar, o que facilitou a gestão e o atendimento aos clientes.

Transparência e máxima satisfação do cliente

Com o cliente no centro do processo.

A comunicação clara e eficiente sempre foi uma prioridade. Com o Troque & Devolva, além dos e-mails informando cada etapa do processo, a integração com o WhatsApp elevou o padrão do pós-venda da Dimensional Brasil. O cliente é atualizado em tempo real, no canal que ele já utiliza, de forma natural, transparente e sem atritos.

"A Troque e Devolva teve um impacto positivo nos nossos indicadores de negócio ao otimizar o processo de trocas e devoluções. A automação reduziu o tempo de processamento e aumentou a eficiência. O canal único de entrada simplificou a comunicação, enquanto o acompanhamento em tempo real aumentou a transparência e a confiança. Como resultado, tivemos maior agilidade, satisfação do cliente e eficiência operacional."
Thayná Braz

Thayná Braz

Analista de E-commerce

Comparativo: Antes vs Depois da implementação

Veja como cada aspecto do processo de trocas e devoluções da Dimensional Brasil foi transformado com a implementação da plataforma Troque e Devolva:

Processo de atendimento

Antes

Processo manual via e-mail, demorado e sujeito a erros

Impactos negativos:
  • Tempo médio de processamento alto
  • Alto índice de retrabalho
  • Capacidade limitada de atendimentos diários
  • Insatisfação de clientes com o tempo de resposta

Depois

Processo totalmente automatizado e eficiente

Resultados alcançados:
  • Redução do tempo médio de processamento para menos de um dia
  • Eliminação de erros no processo
  • Aumento de 30% na produtividade da equipe
  • Maior satisfação do cliente final

Coleta de informações

Antes

Solicitação manual de fotos e justificativas para cada caso

Impactos negativos:
  • Documentação incompleta ou imprecisa
  • Múltiplas trocas de emails para complementar dados
  • Dificuldade em rastrear o histórico de comunicação
  • Falta de padronização nas informações coletadas

Depois

Coleta automatizada de informações, fotos e motivos

Resultados alcançados:
  • Formulário estruturado com upload de fotos integrado
  • Informações completas coletadas em uma única etapa
  • Histórico de comunicação centralizado e rastreável
  • Padronização das informações necessárias para análise

Logística reversa

Antes

Logística reversa preenchida manualmente, com intervenção constante

Impactos negativos:
  • Processos logísticos demorados burocráticos
  • Muito trabalho manual para geração de etiquetas
  • Dificuldade em rastrear o status das devoluções
  • Complicações com a entrada de estoque dos ítens

Depois

Logística reversa gerenciada automaticamente pela plataforma

Resultados alcançados:
  • Geração automática de etiquetas de logística reversa
  • Devolução sem precisar imprimir etiqueta
  • Rastreamento preciso em tempo real da devolução
  • Redução de 70% no trabalho dispensado no atendimento

Transparência para o cliente

Antes

Falta de transparência sobre o status da devolução

Impactos negativos:
  • Aumento do volume de chamados para suporte
  • Clientes insatisfeitos com a falta de informação
  • Incerteza sobre o andamento dos processos
  • Comunicação fragmentada e reativa

Depois

Acompanhamento em tempo real via e-mail e WhatsApp

Resultados alcançados:
  • Comunicação automática em cada etapa do processo
  • Redução de 80% nos chamados de suporte
  • Portal de acompanhamento com status em tempo real
  • Conquista de NPS 70 já no primeiro mês

Faça como a Dimensional Brasil: alcance a excelência em logística reversa

Transforme sua logística reversa com uma solução que reduziu em 70% o tempo de atendimento, centralizou todos os processos e atingiu um NPS de 70 já no primeiro mês. Dê o próximo passo para a excelência operacional e máxima satisfação dos seus clientes.

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