
B2B: Como a Dimensional Brasil, do grupo Sonepar, líder global em distribuição de materiais elétricos, atingiu a excelência em logística reversa com a Troque & Devolva

Sobre a Dimensional Brasil
A Dimensional é referência no mercado brasileiro de distribuição de materiais elétricos e soluções industriais.
Com mais de 55 anos de experiência e parte do Grupo Sonepar, líder global no setor, oferecemos um portfólio completo com mais de 350 mil itens, incluindo material elétrico, automação, fios e cabos, iluminação, motores elétricos, EPIs e tecnologias para smart buildings.
A Unidade de Negócios Service proporciona serviços especializados, como manutenção, reparos, projetos e suporte técnico 24 horas, garantindo eficiência e confiabilidade para a indústria
Com presença nacional e canais de vendas omnichannel, unimos inovação, sustentabilidade e expertise técnica para impulsionar o mercado e tornar as operações dos nossas clientes mais seguras e eficientes.
Desafio inicial
Antes da implantação da Troque e Devolva, todo o processo de trocas e devoluções da Dimensional Brasil era realizado manualmente via e-mail, o que tornava o atendimento demorado e suscetível a erros. A equipe precisava solicitar fotos e justificativas individualmente, além de preencher a logística reversa manualmente.
O que foi implementado
A solução Troque e Devolva automatizou todo o processo de coleta de informações, incluindo pedidos, itens, fotos e motivos das devoluções, além da gestão da logística reversa. A equipe e o cliente agora tem acesso a todas as informações em tempo real, inclusive via WhatsApp.
Time Dimensional Brasil

Thayná Braz
Analista de E-commerce

Thayná Braz
Analista de E-commerce
Liderou a implementação da Troque e Devolva na Dimensional, identificando os principais gargalos no processo de logística reversa e coordenando a integração da plataforma com os sistemas existentes.

Bruna Dantas
Assistente de Pós-vendas

Bruna Dantas
Assistente de Pós-vendas
Responsável pela coordenação de toda a fase de testes e pela implantação das melhorias do sistema. Liderou o processo de validação e ajustes, garantindo que cada detalhe fosse testado e que as melhorias necessárias fossem implementadas de forma eficiente.

Dedima Meneghin
Analista de E-commerce

Dedima Meneghin
Analista de E-commerce
Desempenhou papel fundamental na busca e seleção da plataforma ideal, assegurando que a solução atendesse às necessidades específicas da operação. Colaborou ativamente na criação do processo e na adaptação da plataforma para se encaixar na rotina operacional.

Gabriela Botelho
Analista de E-commerce

Gabriela Botelho
Analista de E-commerce
Trabalhou em conjunto com Dedima na busca e seleção da plataforma ideal, identificando necessidades específicas da operação e garantindo que a solução fosse adaptada de maneira eficaz para se encaixar na rotina operacional da empresa.
Resultados alcançados
A implementação da Troque e Devolva trouxe melhorias significativas para os processos da Dimensional Brasil:
Redução de 70% no tempo de espera por atendimento
Com autoatendimento 24/7.
Seguindo os rígidos padrões de qualidade do grupo francês Sonepar, a Dimensional Brasil, alcançou um salto de performance com o Troque & Devolva. O resultado foi duplo: os clientes passaram a ter uma experiência mais ágil e eficiente, enquanto a equipe teve uma redução significativa na carga de trabalho — aumentando tanto a satisfação do cliente quanto o bem-estar dos colaboradores.
Ações focadas no cliente
Com visibilidade completa.
O cliente está no centro de todas as ações. Essa abordagem resulta em soluções personalizadas. Com mais de 30 mil m² de estoque, a Dimensional buscou integrar todos os processos de devoluções em uma única plataforma. A Troque & Devolva atendeu perfeitamente essa demanda, centralizando as solicitações em um só lugar, o que facilitou a gestão e o atendimento aos clientes.
Transparência e máxima satisfação do cliente
Com o cliente no centro do processo.
A comunicação clara e eficiente sempre foi uma prioridade. Com o Troque & Devolva, além dos e-mails informando cada etapa do processo, a integração com o WhatsApp elevou o padrão do pós-venda da Dimensional Brasil. O cliente é atualizado em tempo real, no canal que ele já utiliza, de forma natural, transparente e sem atritos.